Livro: "Pós-verdade: A nova guerra contra os fatos em tempos de fake news", de Matthey D'Ancona


O jornalista Matthew D'Ancona traz um livro objetivo e altamente informativo sobre a chamada pós-verdade que serve como material introdutório para quem se interessa a estudar mais o tema.

Sem academicismos, o que o autor coloca é uma constatação sobre como a força das fake news está na resposta pública à mentira: já que todos os políticos mentem e a falsidade é inerente à política, as pessoas passaram da indignação à indiferença.

Uma descrença generalizada nas instituições faz com que todos nós esperemos a mentira por parte delas, de modo que não reagimos mais ao que é falso/mentiroso/distorcido. Claro, a internet e a grande facilidade com que absolutamente tudo se dissemina aparecem como ferramentas ideais para que "fatos alternativos" se espalhem.

O que importa, hoje, é o apelo ao emocional e a aparência de verdade, conquistada por uma oralidade enfática. Assim, toda argumentação racional é subjugada  por aquilo que desperta reações mais apaixonadas (qualquer relação com "mamadeira de piroca" e "ditadura gay" não é mera coincidência).

Em "Pós-verdade: A nova guerra contra os fatos em tempos de fake news", o autor consegue expor uma fórmula que, embora pareça simples, ainda permanece incompreendida pela maioria. Trata-se de uma leitura fundamental para quem se pergunta como o Brasil chegou no atual estado político em que se encontra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O desespero de não se conseguir escrever bem

Tradução: "How YouTube Radicalized Brazil", artigo do The NewYork Times